Identificação da sua Cruz




Identificação da sua Cruz

            Qual é a sua cruz?
            Qual é a minha cruz?
            O primeiro passo é identificar onde está a sua cruz, qual é a sua cruz? Abraça-la e amá-la até o fim, logo após de reconhecer a sua cruz, é necessário conhece-la como cristão batizado e perceber o quanto o sofrimento faz parte da sua vida diária.
            A cruz é o âmago do cristianismo, é o norte de todo cristão. A cruz é símbolo da nova e eterna aliança de Deus Pai com a humanidade redimida de todos os seus pecados por meio do sangue preciosíssimo de Jesus Cristo na cruz. A cruz, para o cristão, deve ser o autêntico do amor de Deus pela humanidade.
            Mas onde se encontra a nossa cruz?
            Como posso identificar minha cruz?
            Não é cristão aquele que não abraça e ama sua cruz, mas para isto, é preciso identificá-la, conhecê-la para amá-la até o fim.
            A identificação da sua cruz pode parecer fácil, mas não é, por que a sua cruz está naquilo que é totalmente contrário à sua fé. A sua cruz é aquilo ou alguém que mexe com todas as suas estruturas emocionais, psicológicas e até intelectuais. Ela te perturba, te desconcerta, te desequilibra. A sua cruz é o que tenta, te ofende, te machuca, te mata aos poucos para este mundo.
            A sua cruz pode ser uma situação complexa em sua vida (antiga) que sempre retorna um trauma, uma pessoa conhecida da sua família (maridos, esposas, filhos, tios, avós e amigos) ou desconhecida (colegas de trabalho, chefe, entre outros). Enfim, definir e determinar o que é sua cruz será importantíssimos para sua caminhada como cristão autêntico comprometido com o reino de Deus.
            Apesar da loucura da cruz, não fuja da cruz! Não entregue sua cruz! Não a corte pela metade, por que o que importa é sua inteireza, é através dela que você entrará no reino de Deus com toda a força e brandura por intermédio daquele que venceu o mundo, a cruz, a morte, Jesus Cristo, Nosso Senhor.
            Identifique sua cruz, procure conhece-la para amá-la infinitamente, sem censura, sem medida, doe-se na certeza que Deus Pai todo poderoso, zela por ti e te chama para perto D’Ele no caminho da santidade em busca da amorosidade e misericórdia de Deus nesta vida terrena.
            Podemos e devemos ser ícones caricaturados com a força vitoriosa da cruz de Jesus Cristo em nosso coração, em nossa mente, em nosso espírito. Por onde formos, por onde passarmos, por todo lugar que estivermos não esquecendo nunca a nossa cruz de cada dia.
            A cruz é aquela que te incomoda semelhante a uma dor de dente constante, que só vai aumentando se for tratada, porém logo ao ser tratada, a cruz se torna alívio e bem-estar, por que a loucura da cruz para o mundo é a sabedoria de Deus para aqueles que buscam a sombra do Altíssimo experimentando as delícias do céu.
            A cruz é aquela que te persegue; aquela que te calunia; aquela que pesa a cada ferida aberta; aquela que só você pode carregar até o nosso Calvário, por que ela é somente sua, por isso, pare de reclamar. Deus não dá uma cruz maior e mais pesada, a qual você não possa carregar, Ele dá exatamente na medida certa. Deus ama mais aquele que é mais provado.
            O que é necessário saber para tentar entender o mistério da crucificação e morte de Nosso Senhor, Jesus Cristo: é que logo em seguida, Jesus ressuscita e nos garante a participação da sua glória eterna. Morremos para vida eterna.
            Deus Pai nos ama imensamente, o nosso sofrimento (a nossa cruz) não é nada equiparado ao imenso e infinito Amor que Deus tem por cada um de nós, em especial, por aquele, que é mais provado. O teu sofrimento nesta vida é apenas um leve incomodo nos olhos, como uma poeira levantada pelo vento que alguns grãos de areia atingem nossos olhos, irritando-os num primeiro momento, mas, logo em seguida, lavam-se os olhos com água e passa a irritação.
A poeira são nossos pecados que incomodam nossa visão para um caminho reto respondendo ao Amor de Deus, onde a água representa o perdão dos nossos pecados, que lava e purifica a nossa alma em direção ao céu; já a irritação seria o sofrimento da cruz que é passageiro, por que quanto mais mergulhamos no mistério da cruz, mais nos aproximamos da misericórdia infinita de Deus, nosso Pai.
O amor de Deus é tão magnífico e desmedido por todos nós, que quando o experimentamos esquecemos todo sofrimento vivenciado nesta vida, pois, é suficiente beber e saciar apenas uma gota deste oceano do amor divino para curar, renovar, reconstruir o ser que se desgastou através da vivência do pecado. Por isso, em Cristo e por Cristo, tornamo-nos homens novos com uma vida nova, bendizendo nosso Deus.
Portanto, a cruz é o caminho seguro, é a verdadeira e eterna alegria que tanto buscamos a vida toda. Podemos experimentar em vida este gosto do céu, da alegria perene, abraçando a sua cruz. Na verdade, se viemos de Deus, somos fagulhas da eternidade, por isso, o que sempre buscamos é o próprio Deus, que já se encontra em nós desde do nosso nascimento, então, o que sentimos é saudade de Deus, mas para tudo isto suceder é preciso saber e reconhecer qual é a sua cruz. Identifica-la, conhece-la e amá-la até o fim.

Sérgio Augusto Moreira – 19/03/2012 – Dia do Glorioso São José. Valei-nos São José. 17:00 h  

Comentários

Postagens mais visitadas