VIDA...

O que é a vida?
É a sutilidade de existirmos a todo instante superando, surpreendendo, conhecendo e, principalmente, lutando para sobreviver, conservando assim a nossa espécie única, a nossa individualidade.
Individualidade esta que é marcada pelo seu jeito próprio de ser, de agir, de pensar, de falar, de existir.
A vida é como um rio flui até o mar, nós somos as pedras, o mar é a eternidade ou o retornar à Deus.O rio flui e sempre fluirá águas que às vezes será com mais intensidade e outras vezes com menos intensidade, o mais interessante de perceber é que as àguas não deixam de fluir um só instante, pois então, a vida é movimento constante que gera energia, é o devir.
Eu acredito que nós somos, as pedras do fundo do rio, numa leitura platônica da vida, ou uma analogia a alegoria da caverna de Platão - livro VII - A República.
Porque somos as pedras? Porque ficamos presos ao fundo do rio, inertes as vezes em tempo de calmaria do rio(da vida), mas em outros tempos de maior intensidade das águas nos deslocamos até uma parte do rio mais tranquila, mas sempre em direção ao mar, o rio vai desembocar no mar(eternidade- DEUS).
Temos pedras gigantescas, enormes, grandes, medianas, pequenas e miúdas; é óbvio que proporção de cada uma delas e a intensidade das águas do rio (da vida) umas vão se deslocar mais rápido, eventualmente as mais pequenas, mas nem sempre isto acontece, pois uma dessas pedras pequenas pode estar bem escondida e abaixo das pedras enormes se protegendo da fúria das águas? Mas é preferível se esconder ou "deixar ir" na correnteza do rio (da vida)?
Dentro desta "sociedade" plural das pedras, somos todas e nenhuma ao mesmo tempo, porque quando nascemos somos gigantescas temos um futuro pela frente, temos uma vida pela frente, somos enormes quando crianças, somos grandes quando adolescentes, somos medianas quando adultos, somos pequenas quando estamos na terceira idade, somos miúdas quando estamos velhinhos; mas esta escala não é verdadeira porque numa pedra gigantesca existe a pedra miúda, pois o que é a gigantesca senão pela junção das miúdas. Podemos nascer como pedras miúdas mas chegar a ser gigantescas também, nada impede, a força da criação está presente em tudo, tudo pode existir e transformar a partir disto.
Algumas pedras são bonitas outras feias; exóticas outras simples; preciosas outras sem valor; coloridas outras sem cor ou com uma única cor; brilhantes outras sem brilho; mas todas dependem do ponto de vista do observador.
Estas pedras somos nós em nossa passagem no caminho do rio da vida, que é feita de sutilidades, de marcas próprias deixadas por cada pedra no jeito próprio de existir, na relação e na ajuda uma com as outras, e em cada fase de nossa existência nos transformamos em melhores ou piores, mas tudo passa só a energia do amor permanece(DEUS) que com certeza atrai todos à ELE, ou seja, o rio desemboca no mar.
Todavia, nós (pedras) faremos nosso caminho, uns de uma maneira fácil, outras de maneira árdua; uns de uma rápida, e outras de maneira bem lenta, devagar, quase parando; uns por serem míudas parece que desaparecem ou transformam em areia com seu desgaste, mas todos chegarão no mesmo lugar, no mar(eternidade) da vida, onde tudo começa e termina, eis o ciclo da vida.

Sérgio Augusto Moreira - SAM

Comentários

Postagens mais visitadas