Ser Professor

Ser ou estar, eis a questão.
Penso, julgo, e às vezes não compreendo
Se já fui ou estou sendo.
Mestre, formador, agente ou mediador.
A verdade, é que me chamam: professor.
Procurar entender a si mesmo é tarefa complicada.
Alguém, há muito, já havia dito
E isto é verdade, e não é mito.
Empreendi-me, então, a ler e procurar sintagmas que pudessem clarear
As minhas idéias tão conflitantes sobre “ser professor”.
Um desafio, uma responsabilidade,
Em meios às pressões e opressões da sociedade.
Compromisso com a coerência
Com prática e competência,
Em busca de evolução e mudança.
Continua com a firme confiança
De que que é preciso ter viturdes, dar exemplos,
Para depois promover a interação.
Sinto que, na realidade, o professor é um agente,
Que deve ter olhos voltados para o futuro
E para as suas ações no presente.
Em suas vivências diárias vai incorporando diferenças,
Transformando o seu “eu” individual
Em coletivo e real.
Ser professor,
Ser humano com esperança, emoção,
Consciência, presença, equilíbrio, doação.
Clareza de seus limites, habilidades,
E também da sua pouca valorização.
Mesmo com forças interferentes que incorporam o personagem, o ator,
Faço o que gosto, o que sei fazer,
Eu sou o que eu faço,
Eu estou professor!


Nilza Marcondes

Comentários

  1. Eu gostei muito ,achei muito legal fo da vida de um professor.
    ASS:Patrícia Andressa dos Santos
    Aluna do eluno médio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas