Individualidade x Individualismo

            Ao tratar deste tema específico da “Individualidade x Individualismo” parece que são semelhantes, sinônimos, mas de fato, são ambíguos e contrários, até certo ponto a sobreposição do individualismo sobre a individualidade como enxergamos em nossa sociedade contemporânea, não se segue, pois, mostraremos que a individualidade tem sua força se for descoberta dentro de si.
            O individualismo é a semente brotada em nosso coração pela experiência da convivência social fundamentada e disseminada pelo sistema político-econômico capitalista, segundo o qual, promove a riqueza de bens e a competição entre os indivíduos que almejam a riqueza em busca do conforto material na vida.
            A semente germina, cresce, produz frutos, muitos frutos, mas, no entanto, são frutos bonitos por fora e podres por dentro, por que nem tudo que tem uma aparência bonita, saudável, será realmente bonito e saudável de fato. O indivíduo competente que consegue acumular bens materiais parece bonito, abastado, porém, vazio por dentro, ou, podre com a imundície egocêntrica do seu caráter, de acordo com suas atitudes pérfidas que só se acumulam transformando-o em alguém importante, vistoso e até inalcançável, mas de fato, revela-se o mais orgulhoso possível, cheio de si.
            Tudo em busca da “boa vida”, “conforto” bens materiais, no entanto, tal busca estimulada pela própria sociedade capitalista, semeada não em nosso coração, mas também em minha mente, conseqüentemente trazendo a morte da alma, mas o que significa ‘morte da alma’?
            ‘Morte da alma’ é viver sua vida buscando a felicidade nos bens materiais, mas é simplesmente algo ilusório. Quanto mais você busca, mais você se esvazia de si, da sua própria essência, então, sua alma vai morrendo aos poucos, você não vive mais, mas apenas ‘sobrevive’, isto é, sobrevida, como assim?
            ‘Sobrevida’ é justamente colocar, conquistar, obter coisas e bens que são supérfluos, desnecessários para sua vida, ou seja, nós abarrotamos nosso interior com besteiras. Sobrevida é abarrotar tua vida de coisas inúteis para seu interior. Portanto, sobreviver é estar asfixiado, sufocado pelas tendências contemporâneas de comprar compulsivamente todo tempo, com intuito de preencher o vazio existencial que se encontra dentro de nós, a procura do nada.
       Retomando a questão do individualismo, a semente do capitalismo trabalha constantemente na consciência dos indivíduos que buscam ser competentes em seu trabalho, sobretudo, esta busca pelo conforto nos transforma em máquinas sem sentimentos, por isso, a morte da alma através da sobrevida mostra a hipocrisia do acúmulo dos bens materiais. O indivíduo se esvazia a cada compra no impulso desnecessariamente. Logo, o individualismo não é uma semente boa, por que é implantada em sua mente e cresce como “erva daninha”, prejudicando o que já era bom, era virtuoso torna-se vicioso e impotente.
          Em contrapartida, a individualidade é a semente que já foi brotada desde que fomos gerados por nossos pais, e ainda mais profundamente por nosso Deus criador. Deus Pai Todo-Poderoso sopra sobre nossos pais, a graça de serem pais, planta e semeia no ventre de nossa mãe terrena uma “nova vida”, a nossa individualidade surge neste momento, o que se espera é que cuide desta semente, desta nova vida, cultivando, fertilizando o terreno do nosso coração, dando água de vida eterna para que se desenvolva a individualidade. Quem cuida, ama e quem ama desenvolve sua potencialidade como Deus sempre quis para cada ser humano.
            A individualidade é nata e está intacta em nosso interior, dada gratuitamente por nosso Deus Pai. É necessário desenvolvê-la constantemente todos os dias, sem cessar. Mas como desenvolvê-la? Ora, se Deus é criador de todas as vidas e inclusive minha vida, simplesmente, entre em contato com Ele pela oração e meditação que já se encontra dentro de você, por que Ele já deu de si mesmo o dom da vida, Ele está dentro de nós mesmos, uma pequena parcela que precisa ser cultivada todos os dias, tornando-se efetivamente amor para si e para os outros que o rodeiam. Descubra qual propósito que Deus plantou em você desde sua fecundação? Descubra qual fruto a sua semente brotará? Que tipo de árvore você quer ser?
          É preciso desenvolver a nossa individualidade em nosso íntimo – conjuntamente com a vontade de Deus, para que eu possa crescer e evoluir na simplicidade do florescer e do produzir frutos doces e saborosos desta árvore frondosa que possibilitará sombra, ar fresco refrigerando-me e aos outros, por onde eu passar e ficar. Poderemos ser grandiosas árvores móveis saciando todos com a beleza das flores brotadas do nosso coração puro e inclinado a vontade de Deus, com frutos deliciosos que saciaram nossa fome de paz e justiça, com a sombra maravilhosa proporcionando repouso aos que chegam fatigados da caminhada.
         Esta árvore frondosa é o meu próprio porto seguro, meu campo de força que traz saúde, paz, harmonia e conseqüentemente a tão sonhada felicidade. Este campo de força é a minha personalidade que pode melhorar ou não de acordo com o alinhamento de nossa vontade com a vontade de Deus Pai, assim minha personalidade é fundamentada na fé em Deus e fortalecida na semente que sempre existiu em mim (fagulhas de Deus). Acesse esta fagulha de Deus em nosso íntimo bebendo da Palavra de Deus e deixe o Espírito Santo conduzir esta semente a tornar-se uma bela e frondosa árvore móvel.
      Em alguns momentos na vida, temos a impressão que o individualismo sobrepõe à individualidade. Porém, é apenas aparência, por que a individualidade semente da eternidade, não perece jamais, só é preciso ser acessado no seu íntimo, trazendo à tona, o que sempre somos, e o que deveremos ser para nossa plena felicidade. A individualidade é fonte inesgotável da essência própria da potencialidade que há em mim, como meu tesouro, como interconexão da vontade divina.
       Tal falsa sobreposição do individualismo é devido à mentira da sociedade materialista que imprime condicionamentos conscientes ou inconscientemente sobre nós de maneira cada vez mais escancarados e escrupulosos. Por isso, pensamos que a crescente do “individualismo” é maior que a individualidade que habita em nós. Mas, de fato, não é, por que a individualidade expressa e manifesta a nossa personalidade, esta é a verdade, só que nós por sermos ignorantes desta realidade, não acreditamos. Acreditamos nas propostas ilusórias imposta pela sociedade hipócrita em que estamos inseridos, se deixarmos levar por estas filosofias operantes em nossas mentes, perderemos a conexão divina que mora dentro de nós. Porém, a grandeza e o infinito que habita em nós através da semente do dom da vida ultrapassam qualquer filosofia humana, por mais perfeita, sistemática e poderosa que seja. O amor de Deus por nós é eterno e infinito, e isto basta.
        Na perspectiva do Cristianismo Santo Agostinho nos afirma categoricamente nas “Confissões” o quanto fomos criados para Deus e em Deus, o problema que nós temos amnésia disto. “Tu o incitas para que sinta prazer em louvar-te; fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em ti.” (SANTO AGOSTINHO, Invocação a Deus, São Paulo: Paulus, 1984, p.15)
         Sublinhei a parte central desta oração, desta invocação: “fizeste-nos para ti.” Deus nos fez para Ele, mas por que para Ele? Simples, Deus é Amor. Então, somos feitos para o Amor, para Amar, para descobrir as surpresas que Deus plantou em nós desde sempre, e quanta surpresa tem para nós! Se estivermos Nele, como diz Santo Agostinho: “(...) inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em ti.” (p.15) Enquanto não percebemos a realidade que nos circunda interiormente; enquanto não pararmos de sufocar a minha personalidade, a minha individualidade; enquanto não focarmos para dentro de nós; enquanto não obedecermos a voz que clama dentro de nós, nada mudará. O repouso está sempre na sombra do Altíssimo.
        Deus sempre nos chama, nos convida, nos incita, mas nunca obriga e impõe. A vontade de Deus é Amor, é Amar, é que nos amemos uns aos outros, como ele nos amou com o Amor inabalável, mas por quê?
          Por que o ambiente com Deus é bom, agradável, favorável, amabilíssimo, inspira e expira amor. O ar é fresco, reconfortante, é pleno (total). A água sacia nossa sede de vida, é límpida, cristalina e revigorante. O vento sopra na medida certa, nem mais, nem menos. Sentimos ventilados pela brisa do teu Santo Espírito a todo instante. O nosso alimento, o nosso combustível é o Amor, é a Comunhão, é a partilha, é a doação da alegria de estar diante da presença de Deus. Ah! Como é bom louvar o Nosso Senhor Jesus Cristo! Como é bom estar na presença de Deus!
        O chamado de Deus, o convite que Deus nos faz todos os dias é para sentir quão bom e agradável, é amar e ser amado por Deus. Cultivando a nossa individualidade, a semente plantada em nosso coração desde o início.
         Ser cristão autêntico é acolher, primeiramente, o chamado de Deus feito a todos nós desde nossa fecundação é para sermos felizes e felizes plenamente em Deus. Viver o amor, com Amor, no Amor e para Amor, seguindo este caminho, caminhando com Aquele que nos ensinou tudo o que é preciso para agradar a Deus Pai, seu filho único, Nosso Senhor, Jesus Cristo. Ser cristão é ser de Cristo.
        Ser de Cristo é tomar a chave para conhecer a si próprio e o próprio Deus. A chave abre portas para uma nova vida. Cristo Jesus é o único que conhece tão bem nosso íntimo. Nada melhor que entregar a nossa vida à Ele, nossa individualidade, tudo o que somos e devemos ser segundo à vontade do Pai.
        Jesus Cristo e Maria Santíssima, são ápices da existência humana em nosso mundo, se temos a quem seguir e aprender, é o próprio Jesus e sua mãe, Maria, como intercessora da humanidade. Maria Santíssima é Aquela que disse Sim ao plano salvífico de Deus, gerando o Salvador – Jesus – Emanuel – Deus conosco.
       Jesus e Maria e José são exemplos humanos prioritários como individualidades plenamente desenvolvidas de acordo com a vontade do Pai. Jesus, o filho de Deus, foi tentado por Satanás no deserto, no Horto das Oliveiras e na Cruz, e estas tentações provam a humanidade de Jesus. Por isso, Jesus está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso na glória dos céus. Maria, com seu Sim a Deus, e todos os momentos de dor e sofrimento que Nossa Senhora passou acompanhando a vida de seu filho Jesus, principalmente, na cruz, mostra-se pronta e preparada para ser coroada como Rainha do céu e da terra. José acolhe Maria e Jesus, cuidou e protegeu-os sempre, educou Jesus como muito amor e dedicação. Então, todos eles praticaram, desenvolveram até o ápice suas individualidades, dando surgimento a primeira família perfeita seguindo a vontade de Deus.
          Deus é perfeito, dando-nos a sagrada família como modelo perfeito de família humana. Jesus, Maria e José. Eis os testemunhos, referências de individualidades para pais, mães e filhos.
          Que incrível e maravilhoso são os desígnios de Deus para cada um de nós, não somos nem capazes de imaginar o quão grandioso são os planos de Deus para cada um de nós em nossas individualidades!
           Apesar de sabermos disto, ainda, quantas vezes mergulhamos no abismo profundo do individualismo?
           Quantas vezes por causa do nosso individualismo caímos na besteira de se revoltar contra Deus?
           Quantas vezes por causa do nosso individualismo nos perdemos e ficamos longe de Jesus?
        Quantas vezes por causa do nosso individualismo brigamos com as pessoas que amamos sem razão nenhuma?
        Quantas vezes por causa do nosso individualismo bloqueamos negativamente as graças de Deus que estão prontas para cada um de nós?
        Quantas vezes por causa do nosso individualismo acovardamos e negamos Jesus nos lugares em que vamos, por que temos medo?
        Mesmo neste mar de negatividade que às vezes vivemos, a individualidade está lá escondida, esperando a ser acessado para seu bem e de todos.
       Portanto, Individualidade e Individualismo mesclas chamativas de energia que fluem constantemente em nosso Ser cada dia, lembrando que a origem da mescla chamativa de energia da individualidade é eterna e, a outra é temporária. Então, qual é sua preocupação atual com a temporariedade ou a eternidade?

Sérgio Augusto Moreira – SAM 17:10 h

Comentários

  1. Geralmente, desenvolvemos o individualismo e não a individualidade e criamos comportamentos destrutivos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas