Ética



·        Os Problemas da ÉticaA ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, cientifica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
·        Campos da Éticaética fundamental – (Problemas como: liberdade, consciência, valor, lei e outros);
Ética específica – (Problemas específicos, de aplicação concreta, como os problemas de ética profissional, de ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética, etc.

“Os valores éticos podem se transformar, assim como a sociedade se transforma”.(p.11) Não são apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro. (p.13)

Kant achava que a igualdade entre os homens era fundamental para o desenvolvimento de uma ética universal. Mas, será que é possível uma ética universal?

Para Kant, os conteúdos éticos nunca são dados exterior. O que cada um de nós tem, porém, é a forma do dever. Formulação clássica de sua ética é: “devo proceder sempre de maneira que eu possa querer também que a minha máxima se torne uma lei universal”.

·        A ética não pressupõe, como muitos pensam, a existência de regras e códigos, mas antes é um exercício filosófico, de questionamento e indagação sobre a conduta humana, sua liberdade e sua responsabilidade;
·        A partir desta construção de que a ética é uma reflexão sobre os costumes e práticas humanas referentes aos valores morais, pode-se indagar sobre a sua finalidade e os motivos para esta preocupação. Dito de outra forma, sendo uma reflexão, portanto produto da racionalidade humana em seu pleno exercício, a ética pode legitimar e compreender tudo? Ela é um exercício meramente especulativo?
·        O objeto da ética, como expressão da ciência humana, é a felicidade?
·        Mas como obter esta Felicidade?

Prof. Sérgio Augusto Moreira. 06/05/12

Comentários

Postagens mais visitadas