A Filosofia no mundo



              [...] O problema crucial é o seguinte: a filosofia aspira à verdade total, que o mundo não quer. A filosofia é, portanto, perturbadora da paz.
              E a verdade o que será? A filosofia busca a verdade nas múltiplas significações do ser-verdadeiro segundo os modos do abrangente. Busca, mas não possui o significado e substância da verdade única. Para nós, a verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito.
              No mundo, a verdade está em conflito perpétuo. A filosofia leva esse conflito ao extremo, porém o despe de violência. Em suas relações com tudo quanto existe, o filósofo vê a verdade revelar-se a seus olhos, graças ao intercâmbio com outros pensadores e ao processo que o torna transparente a si mesmo.
              Quem se dedica à filosofia põe-se à procura do homem, escuta o que ele diz, observa o que ele faz e se interessa por sua palavra e ação, desejoso de partilhar, com seus concidadãos, do destino comum da humanidade.
              Eis por que a filosofia não se transforma em credo. Está em contínua pugna [luta] consigo mesma.

JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo, Cultrix, 1971. p. 138.

Comentários

  1. Segundo Nietzsche, a verdade é uma metáfora.
    Cada um tem sua verdade, pois cada um possui uma cultura diferente, um modo de vida diferente, um pensamento diferente, enfim, somos diferentes. Como definir uma única verdade, se vivemos entre tantas verdades?
    O conflito sobre o que é a verdade é extenso e o ser humano perdeu o dom de ouvir. O homem não aceita o pensamento alheio, não respeita e não se esforça para entender. Apenas o que ele vê, pensa e fala é a verdade.
    Para perturbar a paz, basta mostrar um pensamento mais elaborado, maduro e desenvolvido, com a mescla de conhecimentos diferentes. Para quebrar a paz, basta filosofar (questionar).
    Paulo Graça

    ResponderExcluir
  2. Muito bem!!!

    Para Nietzsche, a VERDADE não só é uma metáfora, mas várias e infinitas metáforas. Pois Nietzsche com seu martelo desconstrutor das verdades dogmáticas, por exemplo, os dogmas cristãos, destrói todas. Porém, a filosofia niilista de Nietzsche, no fundo,no fundo, é um cristianismo às avessas, há quem discorde, mas veja bem, se Nietzsche, diz que os cristãos são como burros de carga, a Verdade Cristã, é pesada demais para eles suportarem, mas ao mesmo tempo, Nietzsche defende a Vida, é lógico, que o detalhe, a defesa da Vida sem moralismos, porém, a Igreja também defende a Vida. Então, cada um pode interpretar hermeneuticamente de sua forma.
    A verdade é questão da sua própria produção, a verdade pode ser produzida pelo homem, mas também pode ser revelada por Deus... Pense e reflita, o que será Verdade?
    Para Heidegger, A Verdade ou o Ser é a morada da Linguagem, em outras palavras, a verdade habita a linguagem, e não é?
    BOM... pense pupilo...

    ResponderExcluir
  3. Não entendi o Heidegger, ele é complicado pra mim...

    ResponderExcluir
  4. Heidegger é complexo porque é um existencialista canastrão, pois, inventou uma linguagem própria da linguagem, por isso, é dificil. Voce decodificando a tua linguagem fica mais fácil... abços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas