Physis...


     Mas o que é “physis”?
   A palavra grega Physis pode ser traduzida por natureza, mas seu significado é mais amplo. Refere-se também à realidade, não aquela pronta e acabada, mas a que se encontra em movimento e transformação, a que nasce e se desenvolve, o fundo eterno, perene, imortal e imperecível de onde tudo brota e para onde tudo retorna. Nesse sentido, a palavra significa gênese, origem, manifestação. Saber o que é Physis, assim, levanta a questão da origem de todas as coisas, a sua essência, que constituem a realidade, que se manifesta no Movimento. Nas palavras do professor Miguel Spinelli: "tudo o que nasce está destinado a ser o que deve ser e não outra coisa. Esse nascer destinado, pelo qual o que nasce se submete a um processo de realização, é a phýsis, e, como tal, a archê. (...) tanto a phýsis quanto a  archê não são expressões do anárquico (...), tampouco do ocasional... O que esses termos conjuntamente designam é o que ocorre sempre ou de ordinário (...), mas com uma eficácia tal que "dispara" sempre (como se fosse um gatilho biológico) o que é melhor dentre todo o possível" (SPINELLI, Miguel. Questões Fundamentais da Filosofia Grega. São Paulo: Loyola, 2006, pp.36-37). A phýsis expressa um princípio de movimento relativo ao fazer-se das coisas nas quais mudam as aparências, enquanto que cada (ser ou) coisa permanece sempre sendo ela mesma.
     Esse movimento seria a contínua transformação dos seres, mudando de qualidade (por exemplo, o novo envelhece; o quente esfria; o frio esquenta; o seco fica úmido; o úmido seca; o dia se torna noite; a noite se torna dia; a primavera cede lugar ao verão, que cede lugar ao outono, que cede lugar ao inverno; a árvore vem da semente e produz sementes, etc.) e mudando de quantidade (o pequeno cresce e fica grande; o grande diminui e fica pequeno; um rio aumenta de volume na cheia e diminui na seca, etc). Portanto o mundo (Physis) está em mudança contínua, sem por isso perder sua forma, sua ordem e sua estabilidade.
     Os filósofos pré-socráticos tinham como principal preocupação a explicação dos aspectos referentes a cosmologia. Tiveram um papel importante, na medida em que marcam toda uma fase de pensamento voltada para a explicação racional dos fenômenos que constituíam as inquietações dos homens daquela época.
     Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Physis". Acesso às 18:36 de 13/08/2010.

Comentários

  1. Quanta saudade da nossa antiga Physis...
    Foi na Physis que aprendi a pensar melhor, foi nela que aprendi a me expressar melhor.
    Foi no nosso simples e pequeno grupo de estudos que nasceu em mim a paciência para refletir.
    Paulo Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, caro Paulo...
      Pena que os alunos daki não apreciam o manjar dos pensadores com debates e discussões.

      A propósito, minha Defesa é dia 02/10 reze por mim.
      Agora, não leciono, sinto falta, sou coordenador Pedagógico do EM - tipo tia Rô, faz 4 meses que aceitei este desafio... e que Desafio, acho q pior q os alunos são certos professores, mentalidade fechada... diria, bloqueada...
      mande um abço a todos, especialmente, a Tia Rô. Fala p a Tia Rô, agora eu sei o quanto ela sofre como coordenadora...

      Excluir
    2. Aliás, Paulo, Você vai longe, basta continuar o caminho. Além do mais, você é iluminado...
      Dica: Faça inscrição para UNESP, começa: 17/09 e vai até 11/10 - a taxa é somente R$ 32,50 p alunos da rede pública estadual... Cada escola receberá uma senha q c esta senha, vc faz a inscrição no site da VUNESP: www.vunesp.com.br

      Faça
      abço

      Excluir
  2. Que assim seja, professor! Amén e obrigado!
    Sim, realmente muitos professores é que são o problema, percebi isso quando comecei a trabalhar aqui na sala de informática. Como alunos, eu pensava que o problema eram os alunos (são alguns, realmente), mas vendo bem de perto, percebe-se que alguns professores dão mais dor de cabeça do que alunos.

    É um desafio, mas ganhar um pouquinho mais não faz mal né. Hahahaha!
    Boa sorte como coordenador e obrigado pela dica da VUNESP.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas