Falar, escutar e ouvir...

"Falar é uma necessidade, porém, escutar é uma arte." (Goethe)

Por que falar tanto, sendo o que realmente necessitamos é ouvir e, logo depois, ser ouvido?
Por que murmurar tanto, sendo que devemos estar preparados para ouvir as murmurações?
Por que gastarmos tempo e energia com palavras que serão consumidas pelo vento?
Não se desgaste tanto com palavras, mas gaste seu tempo não só apenas em escutar, mas ouvir. Ouvir é se debruçar por inteiro sobre o que o outro tem para dizer. Logo, Ouvir é mais profundo que escutar. Escutar é o preâmbulo do ouvir. Todos escutamos muitas coisas, mas pouquíssimos, escutam o que realmente devem escutar para canalizar todo o som ouvindo os anseios de sua alma.
Escutar é importante para percepção exterior. Ouvir é entender o que a alma e o interior  reclamam.
Falar é a última instância da reflexão por meio de uma das vias da linguagem, externalizando o interior. Sobretudo, falar não só o que se escuta, mas silenciar quando se ouve.
Por isso, nesta trilogia dos sentidos "Falar, escutar e ouvir", relaciona estes aspectos sensoriais de maneira notadamente aprofundada, cuja relação traz, sobretudo, a dimensão linguística do homem em seu bojo, mostrando as camadas e níveis da linguagem enquanto comunicação e manifestação da própria alma com o mundo exterior.
SAM

Comentários

  1. Foi o velho Socrates, filósofo de outras terras democráticas quem disse: "fale para que eu possa te ver". Singularidade de cada homem e mulher, de cada cidadão que se cansou de viver de migalhas das mesas dos opressores do capitalismo, marxista de ontem e de hoje, educadores de sonhos, fomentadores de utopias possíveis, baluartes de mundos futuros, visionários da vanguarda da esperança. Que Pais é esse meu Deus?
    Gosto de ler os fragmentos de Heráclito quando ele diz: "não escute o que eu digo, mas o que o Logus diz em mim". Deus fala através daqueles que abrem os seus corações e mentes para a grandeza de outras possibilidades!
    Que sua vida seja um momento de alegria e uma gota da unção divina, num simples instante temporal.
    Prof. Mauro de Souza - escritor e filósofo

    ResponderExcluir
  2. Amén, companheiro!
    Que você esteja aberta não só seus ouvidos, mas a porta de sua alma, para que Deus utilize-se de ti em tua missão política...
    Seja íntegro, ético e responsável sempre, não esmoreça... que Deus agirá conforme precisar...
    Que Nossa Mãe do Céu, Maria Santíssima, passe a frente, abrindo teus caminhos...
    Deus Abençoe...
    Prof. SAM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas