Cristianismo Atual?


Vida Autêntica Cristã


            Seguindo a tradição católica através dos ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica (CIC):

            “No fim dos tempos, o Reino de Deus chegará à sua plenitude depois do Juízo Universal, os justos reinarão para sempre com Cristo, glorificados em corpo e alma, e o próprio universo será renovado [...] esta renovação misteriosa, que há de transformar a humanidade e o mundo, a Sagrada Escritura a chama de ‘céus novos e terra nova. ’ (2 Pd 3,13 / Cf. Ap 21, 1) Será a realização definitiva do projeto de Deus de ´reunir, sob um só Chefe, Cristo, todas as coisas, as que estão no céu e as que estão na terra.’ (Ef 1, 10)” (Catecismo da Igreja Católica – CIC, edições loyola, São Paulo – Brasil: 2000, p. 294, 295)

            A esperança dos céus novos e da terra nova é justamente fundamentada nas três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade.
            A primeira e triunfal virtude, evidentemente, é a Fé. A Fé remove montanhas, conforme o evangelho, sem dúvida nenhuma, se for necessário, para provar o quanto amas e acredita na vida eterna em que nós professamos no Credo e esperamos a 2ª vinda de Jesus Cristo, Nosso Senhor, por isso, então a montanha se removerá.
            A Fé é acreditar naquilo que não se vê ou acreditar num sonho, numa meta, num objetivo de vida, ou ainda, acreditar em algo “céus novos e terra nova” que ainda não se consumou, mas, certamente, se consumirá. Céus e Terras passarão, mas a tua palavra não passarás.
            Nós cristãos que buscam ser discípulos autênticos de Cristo Jesus, a luz do mundo e o sal da terra; a luz que ilumina ardentemente tua conduta em direção aos novos céus e novas terras; o sal que dá sabor na medida certa em teus pensamentos, em tuas palavras que são saboreadas por aqueles que nos escuta imbuídos de Jesus, o pão da vida, o pão do céu; devemos alimentar o nosso espírito aprofundando nossa fé, enraizando cada vez mais nossa fé aos pés de Jesus na Cruz e com sua Ressurreição. Tudo isto para que não sejamos tomados de surpresa no fim dos tempos, no dia do Juízo Final.
            Não basta ter fé somente em Jesus Cristo, mas crer em tuas palavras, que são palavras de vida eterna. Ter fé é uma atitude comprometida com as promessas divinas de salvação para toda a humanidade em seu contexto histórico-social, em qualquer época. Contudo, acreditar nas palavras de Cristo Jesus, é comprometer-se em levar a boa nova, que o reino dos céus está próximo, e está mesmo, para todas as pessoas, de todas as culturas no mundo inteiro.
            A fé é sinal vivo da presença de Deus no mundo. Sinal este plantado em nossos corações desde o nosso surgimento, a nossa existência neste mundo. Somos grãos de areia na imensidão divina. Somos a gota d’água que cai do céu como chuva de bênçãos nesta terra árida e seca de Deus. Somos a luz do fim do túnel que ilumina as trevas sombrias deste mundo perverso e cruel. Somos o alimento daqueles angustiados, desesperados. Somos a sombra refrescante para aqueles que se encontram esgotados, fatigados pela caminhada exaustiva aqui na terra. Quem somos? Cristãos autênticos. Tudo o que somos, pelo menos, em tese, é sinal de fé, esperança e amor.
            Somos esperança aos tristes, desanimados, deprimidos, cansados, injuriados, caluniados, perseguidos. A fé é a base do cristianismo, mas a esperança é o que move o cristão autêntico, é a gasolina da fé.
            Quem tem fé, espera e adquire mansidão e paciência, nesta longa caminhada rumo à cruz e a ressurreição de Jesus Cristo; e é óbvio no aprofundamento da fé esperamos a 2ª vinda de Jesus Cristo, vivendo cada dia, sendo sinal do Teu Amor para os pecadores, e não pelos pecados, pois, Deus abomina os pecados, mas não os pecadores.
            A certeza da esperança é sentir a brisa tão suave do Espírito de Deus que nos abranda e ventila quando está muito quente, e nos refrigera quando estamos muito quentes, tomados pela paixão, que é fogo ardente que não se vê, mas a paixão é efêmera e passageira, o que permanece realmente, é o Amor.
            Esperar no Amor é conquistar prudência e sabedoria tanto no pensar, no falar como no agir cotidianamente. Eu acredito naquilo que espero ser digno de acordo com o tamanho da minha fé, e o tamanho da esperança que, sem dúvida nenhuma, é medido por quanto eu estou praticando a caridade, o quanto eu amo meu próximo, como Jesus nos amou.
            A fé é o chão que eu piso, que pode ser movediço ou rochoso, depende se acredito em Jesus Cristo como pedra angular de toda Igreja e de todas as fé possíveis, então minha casa “minha vida” será construída, pautada com toda segurança necessária, caso contrário, minha casa cai, literalmente, desmorona. Sem Jesus não consigo acreditar nem em mim mesmo, como ser orgulhoso que sou. Por isso, minha fé precisa aumentar constantemente, como Santo Tomé disse: “Senhor meu Deus, eu creio, mas aumentai minha fé”. Minha fé precisa ser aumentada, pois, somente o meu esforço não é válido, é inútil, mas com Cristo e em Cristo, minha fé crescerá significativamente.
            Mas o que eu posso esperar?
            O que já foi escrito e profetizado, ´novos céus e novas terras´. E isto que todo cristão autêntico deve esperar. Esperar alegre, pacientemente com a certeza de já participar e comungar destes novos céus e novas terras.
            Quem acredita sempre alcança. Se a fé é o alicerce da nossa existência em Deus, e a esperança é a fé no futuro do reino dos céus que está próximo, pois então, a caridade proveniente das obras do Espírito Santo que é Amor, de fato, é a efetivação os “novos céus e novas terras” em nossas ações, em nossas atitudes perante o próximo, hic et nunc (aqui e agora), no tempo presente.
            A caridade é a maior virtude das três. O que adianta eu falar a língua dos anjos se eu não tiver amor eu nada serei. (Cf. Cor 13,13) Não basta ter fé e esperança é preciso amar incondicionalmente o próximo para a tua salvação no dia do Juízo Final. A fé sem obras é morta.
            Amar é decidir. Então, decida-se agir como Jesus agia. Falar como Jesus falava. Chorar como Jesus chorou. Ter compaixão e misericórdia como Jesus tinha. Jesus Cristo, é o exemplo, é o testemunho vivo ainda, ressuscitado no meio de nós, como São João Batista afirmou: o cordeiro de Deus. Enfim, Jesus é o amor puro vindo de Deus.
            Maria, Virgem Santíssima, mãe do Céu e intercessora dos pecadores nos mostra e indica que o caminho da conversão é o próprio Jesus Cristo. É desta água, fonte de vida eterna, que devemos saciar nossa sede de fé, de esperança e de amor. É óbvio, seguindo o novo mandamento que Nosso Senhor nos mandou: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Não é amar de qualquer maneira, mas amar como Jesus amou.
            Portanto, a fé, a esperança e a caridade é a tríplice virtuosa do verdadeiro cristão. Se vista da couraça da fé, do escudo da esperança e do bom combate com amor, enfrentando as vicissitudes da vida mundana, vencendo a morte que existe em nós, por meio do pecado original, purificando-se no caminho rumo aos novos céus e novas terras   restaurando o seu Ser para vinda de Jesus, Nosso Senhor.
            Vida autenticamente cristã – é uma vida pautada no evangelho que distribui a boa nova – ensinando as virtudes necessárias para se viver como Cristo viveu; é uma vida virtuosa uma vida cheia de esforços, gasta em prol do reino de Deus, doação completa ao teu próximo, a tua comunidade, a tua família. Tendo este esforço fortalece o teu interior, a vida espiritual, tornando-se numa ascese espiritual (o desapego da vida mundana e o apego às coisas do Alto).
            A autenticidade se manifesta em perfeita consonância entre palavras e atitudes. Neste mundo contemporâneo carece de cristãos autênticos, porque não existe coerência testemunhal no que pregam com tuas palavras, porém, seus gestos e atitudes são contraditórios e até indecentes.
            Ser cristão autêntico, primeiramente, é ser comprometido com tua palavra e a palavra de Deus. Agir de acordo com tua máxima (dito ético kantiano). Seguir Jesus, abraçar sua cruz e evangelizar todos por onde passar e estiver.

Sérgio Augusto Moreira – SAM 16:15 h

Comentários

Postagens mais visitadas