Coração Saúdavel

Coração Saudável
Diga o que você come, que direi quem tu és.
Diga o que você bebe, que direi quem tu és.
Diga o que você veste, que direi quem tu és.
Diga o que você fala, que direi quem tu és.
Diga o que você pensa, que direi quem tu és.
Mas então, quem sou eu?
Sou o composto, complexo do que faço ou do que sinto?
Ah! O Coração, centro da vida, centro das emoções, dos nossos sentimentos; sede do Amor, imagem perfeita de nossa afetividade ordenada ou não.
De acordo com o excerto de Blaise Pascal quando afirma que “o coração tem razões que a própria razão desconhece”, nos indica que quanto mais somos coração, mais nos tornamo-nos razão, enfim, tal razão manifesta o seu lado mais instintivo e mais misterioso.  Contudo, a razão é o comandante mor das nossas ações que podem ser afetuosas ou não, mesmo desconhecendo os motivos desta, cujo direcionamento é para um coração saudável.
O Coração saudável é, justamente e especialmente, cheio de bons fluídos positivos sobre si mesmo. Ao passo que, este coração pensante valoriza e instiga as emoções positivas que revelam notadamente os motivos que estão intrincados do “Bom senso”.
Ah! Tão sonhado e almejado bom senso, quase inexistente hoje em dia!
A expressão Bom senso se desmontada, analisada explicita o seguinte significado. Bom = coração e Senso= razão direcionada, por fim, a junção do coração (sede das emoções) mais a razão focada, originam as ações planejadas para um fim não só de autoconservação da espécie humana, mas também garante vida saudável, ou melhor, um coração saudável – sede da vida longa e sábia.
Após esta pequena reflexão, responda a pergunta que não calar: Como andas teu coração? Apertado, machucado, irado, triste, amargurado, ressentido, saudoso, frio, calculista, esperançoso, alegre, jovial, tímido, tíbio ou forte. Então, diga como teu coração está que direi quem tu deves ser.
Parafraseando a música: “Cuide bem do teu amor, seja quem ele for”, eu diria “Cuide bem do teu coração/razão, seja como for e com quem for.”
A saúde do coração depende exclusivamente da saúde da nossa razão, o tão procurado bom senso ajuda a melhorar nosso rendimento das nossas atitudes frente os desafios que a vida contemporânea nos imprime no cotidiano.
Buscar um coração saudável é buscar a fonte do equilíbrio da vida que está em nós mesmos, em nosso ser, em nosso gen, em nosso DNA, em nossa alma, em nosso espírito que é proveniente do Autor da vida, por intermédio do sopro de sua boca, daí, nós, simplesmente e maravilhosamente, existimos.
Ao passo que, este equilíbrio da vida é estar conectado ao Autor da vida, senão, quase parecer com Ele, “[...] a sua imagem e semelhança”. (Gen 1:26), eis o segredo da vida longa, saudável, por consequência, feliz e sábia.
Vencendo contratempos, pautado numa base sustentadora é “um coração saudável ancorado no coração Dele, e no coração Dela também.”
Mas de quem são estes corações?
Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria.
Nós confiamos em vós.

Prof Sérgio Augusto Moreira
18/08/2014 – 16:45 h


Comentários

Postagens mais visitadas