Omissão x Mentira



Omissão x Mentira

     O que é pior, omitir ou mentir?
    Todo ser humano mente, faz parte da sua natureza, porém, omitir a verdade, ou, aquilo que se acha que é a verdade, já não é tão frequente assim.
  A Mentira é quase nossa segunda pele para sobreviver neste mundo, o mundo dos espertos. Venhamos e convenhamos, a máscara da mentira se torna a verdade imposta pela sociedade neurótica em nome da sobrevivência, “a lei da selva”, então, vence o mais forte, vence o mais dissimulado, vence o mais superficial, o mais aparente. Mentira é a pílula ou o placebo que tomamos todos os dias para mantermos socialmente aceitos pelos “Alters” – outros, que nos julgam, avaliam, medem nosso jeito “diferente de Ser”, afirmando e questionando: “Quem ele pensa que é?” Ah! Sou o oposto de você, sou tão mentiroso quanto você, sou seu concorrente.
    Digo concorrente, porque tomo como viés a filosofia de Thomas Hobbes quando ele denomina a natureza humana como “lobo solitário”, “like animals”, sim, somos animais racionais que tem declarado uma guerra de todos contra todos, a desconfiança impera neste tipo de relação, principalmente, num ambiente de trabalho, por que o outro não me conhece, mas me julga que conhece, e acha no direito de dizer como você deve ser e se comportar, “Quem é você,  “alter”?”
     Sendo assim, a pílula da verdade “a mentira” é viável para suportar o que nos parece insuportável (imagine uma guerra de todos contra todos), podemos neste contexto que a mentira é boa, por que quem aguentaria “a verdade nua e crua” sobre você? Por que quem suportaria a verdade na cara?
    Ninguém suportaria a verdade nua e crua, pois, ela seria violenta, brusca e chocante para todos nós. Não estamos preparados para tal, somos criados e educados para mentira, para a corrupção, principalmente, em nosso querido país Brasil. Quem não se corrompeu ao menos por algum momento? Quem conseguiu dominar esta tendência perniciosa do nosso caráter, do nosso DNA brasileiro? Temos santos em nosso meio?
     Somos bons na mentira, eis, a nossa arte, mas não somente os brasileiros, mas todo e qualquer ser humano, mas na atual conjuntura em que nosso país se encontra, a mentira impera em todos os ambientes, fumaça tenebrosa que corrompe consciências puras e virtuosas, consciências que eram preservadas na moral cristã, porém, agora se tornam alquebradas e escravas do vício, do vício frenético da mentira, do vício da acomodação, do vício da preguiça, do vício da arrogância, do vício do status quo.
     O que fazer nesta situação?
    Mentir o menos possível? Mentir para o bem? Existe mentira para o bem? Será a mentira a verdade mais bem contada na face deste mundo terrestre? Não sei. Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Significa que estamos vivendo numa época tenebrosa, sem a Luz que é Jesus, Nosso Senhor, sem o Caminho e a Vida que é Jesus Cristo, sem a Verdade como farol para seus passos nesta escuridão, Verdade esta que é Jesus, sim Jesus Cristo é o Nosso Senhor.
      Sobre a omissão prima tímida da mentira ocorre no silêncio da palavra mentirosa não proclamada.
      Omitir é pior que mentir?
            











    Bom, se nós pensarmos a partir da seguinte observação que omitir é a mentira não dita, porém, toda mentira um dia será descoberta, então, omitir é pior que mentir.
    Mentir e assumir que mentiu, com certeza é melhor que omitir não assumir depois que descobrirem a tua omissão.
   Omitir é uma atitude de fechamento e de não responsabilidade, ou seja, eu não assumo o que pensei, o que fiz. Eu omito, por que é melhor, eu não disse nada, e o não dizer nada é a prova que não fiz nada. Omito para não responsabilizar-me de qualquer coisa, por que sigo a ideologia de que somos perfeitos e não podemos errar, mentir é pecado, então não posso mentir, mas posso omitir.
     Se mentir é pecado da fala, a omissão é o pecado do pensamento.
    Ninguém é perfeito, somente Deus Pai Todo Poderoso é a fonte da perfeição, e Jesus Cristo, Nosso Senhor, é o Filho muito amado, Perfeitíssimo.
   Neste sentido, creio que a omissão é mais perigosa do que a mentira. Veja bem, quando omito algo, escondo a verdade com a mentira, e, quando minto sobre algo, é para me proteger das pressões externas, escondo as palavras, não por muito tempo, pois, quando elas vêm á tona, tudo desmorona.
   Ambos são contra face dita (mentira) e não dita (omissão) da verdade, em outras palavras, os extremos da verdade, o extremo da falta (omissão) e o extremo dos excessos (mentiras). A Verdade está no justo meio conforme diria Aristóteles. Aproximar ao centro da Verdade é afastar-se dos extremos tanto da mentira como da omissão. A Verdade é o farol nesta escuridão da vida, mas toda verdade tem seu preço.
     Vós estais dispostos a pagar seu preço?


Prof. Ms. Sérgio Augusto Moreira – 02/07/2015 – 13:32 h

Comentários

  1. Muito bom esse material de estudo e reflexão. Gostei muito. Complementa algo que eu já estava estudando sobre a filosofia de Kant. Obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Disponham. Viva a liberdade de expressão do pensamento crítico...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas