Para que serve a Filosofia?

  


   Serve para nada. Serve para tudo. Serve para o mundo das possibilidades. Serve para o universo das certezas na galáxia das incertezas. Serve para buscar a verdade nas imediações das mentiras. Serve para mergulhar no abismo escuro da humanidade com a lâmpada do juízo, do intelecto para decifrar as angústias existenciais, sem medo, sem culpa, sem dúvidas, sem compaixão.
    Serve para cruzar as fronteiras da loucura e da sanidade. Serve para dialogar com pensadores anacrônicos que iluminam nossos primeiros passos no itinerário intrigante e encantador da filosofia.
   Serve para questionar a realidade, até que ponto a realidade não é uma matrix ilusória? Enfim, até que ponto a realidade não é um puro simulacro? Serve para questionar o Tudo e o Nada, sendo que o ponto intermediário entre o Tudo e o Nada é o próprio Homem, como medida de todas as coisas, como diria Protágoras.
    Serve para perguntar: Quem Sou Eu? Quem é você? Quem somos nós? Serve para responder o que dizem que não tem resposta. Serve para criticar, posicionar ideias que surgem timidamente no acaso e que na aurora do amanhecer do conhecimento tornam-se verdadeiras estruturas do pensamento, um emaranhado do pensamento crítico, uma autêntica teia do saber. Serve para desenhar o mundo na diversidade das cores do desconhecido, do metafísico, do ontológico, do antropomórfico, do mitológico, da irracionalidade instrumental da razão.
    Serve para pensar o impensável, dizer o indizível, fazer o que não ousaram fazer, enfim, possibilitar o universo do impossível nos moldes da racionalidade finita, quebrada, sobretudo, salvadora da própria razão doente.
    Serve para acreditar no inacreditável, existir no inextinguível, mudar o imutável, entre outros. Serve para viver uma vida plena de sentido e significado com possibilidades variadas e múltiplas. Serve para o que você quiser, basta estar aberto e disposto para viajar numa viagem sem fim.

         E ainda perguntam: Para que Serve a Filosofia?

Comentários

Postagens mais visitadas