Escola do Futuro

Resultado de imagem para escola do futuro
Escola do futuro será uma escola sem professores reais.
Escola baseada todo no conhecimento internético prenunciado pelo filósofo virtual do século XXI, Mr. Google.
Alunos aprendentes e alunos professores. Todos aprendem, Todos ensinam simultaneamente interligados pela rede da internet.
Princípios serão as perguntas surgidas no momento, sobretudo, perguntas filosóficas existenciais. Tais princípios tem como base uma superfície variante e instável.
Estávamos numa Modernidade Líquida, agora, estamos numa Contemporaneidade à vapor, que não mais deságua no oceano, mais que se evapora no ar da velocidade anos luz das ideias e conhecimentos universais da humanidade. Todos terão acesso ao conhecimento universal, mas pouquíssimos saberão manuseá-los tais conhecimentos, porque praticamente toda humanidade estará no pensamento automático, não se desligam, somente trabalham para sobreviver, não param nunca. Escravos de si, de pensamentos automáticos e automatizados.
Como navegar neste oceano de conhecimentos ilimitados da humanidade?
Teremos professores, mestres, talvez pouquíssimos doutores, isolados ensinando a tradição dos traços culturais da humanidade em meio a realidades caóticas.
Não existirá sociedades mais, mas apenas bandos, grupos isolados de sobreviventes do mundo pérfido.
A aprendizagem se dará nos fragmentos do que sobrou dos pensadores do século XX e XXI.
Este Futuro incerto e inglório está por vir, e quem sobreviverá? Quem?
Aqueles que pertencerem a comunidade da Bolha Saudável. Aqueles que se protegem como podem da carnificina da ignorância alheia. 
Somos vigiados a todo instante. A caça virou o caçador. O Feitiço virou contra o feiticeiro.
Quem saber de alguma coisa, estará correndo sérios riscos de vida. Quem souber mais, será perseguido e até morto. Sobreviver é o lema de cada dia, até esta névoa espessa, escura passar e brilhar um novo céu, e uma nova terra.
A ignorância prevalecerá na terra dos sem educação.
O Conhecimento é ouro. Tábua de salvação de cada ser humano que ainda caminha em frente e não recua. Sempre avante, destemido, com o coração na mão com a espada da verdade, e a luz da sabedoria nos olhos.
Quem suportará o peso da verdade?
Quem ficará ainda de pé, após as trevas da ignorância?
Quem continuará a lutar pelos desvalidos?
Quem morrerá pelos que padecem, sem nada a temer?
Quem sustentará sua vida no conhecimento ilimitado e infinito?
Quem manterá sua palavra até o fim?
Quem? Quem? Quem?
A escola do futuro será a chama que ainda fumega num coração esperançoso e otimista, mesmo não vislumbrando nada a sua frente. Segue por meio dos olhos do coração e da fé em dias melhores.
A escola do futuro mantém a tradição da pedagogia da presença. Sim, é preciso estar presente na sua integralidade, mesmo sendo desintegralizado pelo sistema todos os dias, minando nossas forças viscerais.
Sim, seja aluno, seja professor, autoridade dada é aquela autoridade conquistada.
A escola do futuro representa o amanhecer da humanidade, ao deliciar o conhecimento como sustentação histórica, filosófica do novo amanhã, de um novo conceito de SER e ESTAR frente as situações limites que a vida nos impor enquanto animais racionais que somos.
A escola do futuro não terá nações, países, línguas e idiomas, não terá fronteiras, religiões, políticas e normas diversas, simplesmente terá uma única direção a salvação da espécie humana.
Novos Horizontes surgirão quebrando com a verticalidade das hierarquias. No Horizonte enxergo amplamente, sem preconceitos, sem demagogias, sem mentiras ofuscadas pela verdade da artificialidade, sem rodeios, sem pseudo tecnologias. 
A Natureza vencerá, seja ela animalesca ou complexamente, humana.
Você será seu próprio Mestre, se ainda tiver consciência de si.

Prof. Ms SAM 

Comentários

Postagens mais visitadas